Mucuiú, motumbá, kolofé, saravá, axé, salve, salve! Compartilhamos vídeo feito ao vivo no Rito de Umbanda no TUO, em Itanhaém, neste sábado, 29 de fevereiro de 2020, com reflexões sobre a Umbanda Esotérica/Iniciática.
Mãe Maria Elise Rivas
Íyá Bê Ty Ogodô
Mestra Yamaracyê
Maravilhoso. A história sendo revisitada e a tradição continua na mão forte de uma filha de Xangô. Obrigada, Iyá, sua benção hoje e sempre.
Agradeço aos Orixás e aos ancestrais a grande bênção de ter presenciado este momento, um marco na história das religiões afro-brasileiras, especificamente da Umbanda Esotérica/Iniciática, Que aula sócio-histórica, que localização, por assim dizer, das Umbandas e o diálogo e entrecruzamento de heranças e influências com os Candomblés e Encantarias, que exemplo de respeito à diversidade e ato contra a homogeneização. E mais: a história viva de uma Tradição e respeito incondicional à sucessão, pois suceder tem por significado também realizar, assim como "ser convidado por lei a uma herança. Vi hoje minha Mestra realizando e enriquecendo ainda mais uma herança incomensurável. Obrigado, Íyá, pelas reflexões, que propiciam o debate sobre como viver em diálogo, em harmonia e com leveza.