Nos idos de 1996, a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino aluga o prédio de nº 400 localizado à Av. Santa Catarina com a finalidade de ali implantar um de seus terreiros. Antes da locação realizada pela instituição passaram por lá dois terreiros de umbanda, sendo um deles do falecido Roberto Getúlio de Barros, Roberto Guarantã, como ficou conhecido. O que ganha relevância na história de Pai Rivas, pois o mesmo, no início de sua adolescência, frequentara as giras de Roberto Guarantã, onde incorporou o caboclo Urubatão da Guia. Logo, o local tinha vínculos íntimos com a trajetória do fundador da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino.
Veja abaixo a programação e como chegar
31 de agosto, sábado
Das 10h às 19h
A Festa “A Corte dos Òrìṣá” chega em 2019 a sua terceira edição, tornando-se evento tradicional na cidade e a maior festa de cultura afro de rua da baixada. De caráter sociocultural, promove a cultura afro-brasileira por meio de ações musicais, canto, dança e arte: a Festa tem seu nome em função do Painel que consta nos muros do Ilé Funfun Àṣè Awo Oṣo Òògun. A Festa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itanhaém e com o Departamento de Cultura. Veja ao lado um vídeo sobre a edição deste ano e momentos dos anos anteriores.
No vídeo feito ao vivo em 9 de agosto, Mãe Maria Elise Rivas fala sobre a Festa e estende o convite a todos e todas, independentemente da religião que cada pessoa siga, pois a Festa é pública e cultural.